Central

Documentário / HD / PT



Central observa a Central de Energia das Ondas, na Ilha do Pico, nos Açores, através dos elementos que constituem a sua estrutura, da natureza envolvente e das pessoas que estão associadas à sua história e ao seu funcionamento. Central é um retrato sobre a capacidade de projectar o sonho na realidade e sobre a energia que, como uma corrente de água, continuamente depositamos naquilo que fazemos, ainda que estejamos já, muitas vezes, sobre uma ruína.



REALIZADORA

Maria João Soares

Realizou o documentário Como as serras crescem, o qual recebeu, entre outros prémios e menções: o Prémio CPLP para melhor curta-metragem no Doclisboa 2010 e o prémio para melhor documentário no FARCUME 2012: Festival de Curtas-metragens de Faro.

Participou no Arché - Oficina de Escrita e Desenvolvimento de Projecto, organizada pelo Doclisboa 2015 com a tutoria de Marta Andreu, com o projecto Central. A convite da Wrong Wrong (#3), publicação online centrada no campo da produção artística contemporânea, apresentou um artigo baseado em fragmentos do texto do narrador de Central (texto em fase de escrita). 


Participação no programa EURODOC 2015 (Sintra, Outubro de 2015)

Participação no laboratório Arché, no contexto do Doclisboa’15