REALIZADORES
AMAYA SUMPSI
Amaya Sumpsi tem sido uma das programadoras da secção de cinema da FACA - Festa de Antropologia, Cinema e Arte de Lisboa desde2013 e é também uma das coordenadoras do Núcleo de Investigação de AntropologiaVisual e Artes (NAVA-CRIA) da Universidade Nova de Lisboa desde 2017. O seuprimeiro documentário “Meu pescador, meu velho” estreou no RAI Film Festival emEdimburgo (2013) e foi selecionado para numerosos festivais etnográficos internacionais. Em Portugal, ganhou o prémio Camacho Costa pelo melhordocumentário lusófono do festival Cine Eco-Seia (2013). Em 2018 realizou juntamente com 5 antropólogos visuais “Um Ramadão emLisboa”, um documentário colaborativo que teve estreia no festival IndieLisboa (2019). Após o seu mestrado em Antropologia Visual, está atualmente a desenvolver a sua tese de doutoramento e o seu novodocumentário “Entre Ilhas” na FCSH-UNL, com orientação de João Leal e Catarina Alves Costa.
Amaya Sumpsi tem sido uma das programadoras da secção de cinema da FACA - Festa de Antropologia, Cinema e Arte de Lisboa desde2013 e é também uma das coordenadoras do Núcleo de Investigação de AntropologiaVisual e Artes (NAVA-CRIA) da Universidade Nova de Lisboa desde 2017. O seuprimeiro documentário “Meu pescador, meu velho” estreou no RAI Film Festival emEdimburgo (2013) e foi selecionado para numerosos festivais etnográficos internacionais. Em Portugal, ganhou o prémio Camacho Costa pelo melhordocumentário lusófono do festival Cine Eco-Seia (2013). Em 2018 realizou juntamente com 5 antropólogos visuais “Um Ramadão emLisboa”, um documentário colaborativo que teve estreia no festival IndieLisboa (2019). Após o seu mestrado em Antropologia Visual, está atualmente a desenvolver a sua tese de doutoramento e o seu novodocumentário “Entre Ilhas” na FCSH-UNL, com orientação de João Leal e Catarina Alves Costa.
IRENE M. BORREGO
Formada em Realização Cinematográfica pela Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), alargou os seus estudos com uma bolsa de estudos para a London Film School. Participou em workshops de cinema com Emir Kusturica, Albert Serra e Abbas Kiarostami.
Cofundadora da produtora '59 en Conserva' trabalhou como economista antes de entrar no mundo do cinema.
As suas curtas-metragens foram exibidas em Tampere, Edimburgo,
Slamdance, États Généraux du Film Documentaire, Molodist, Málaga, Zinebi, Punto de Vista, Alcine e Documenta Madrid, entre outros, tendo ganho prémios em França, Portugal, Itália, EUA, Ucrânia e Romanía. Trabalhou também como assistente de realizador, argumentista e jornalista cultural em vários pontos de venda no México.Paralelamente aos seus próprios projetos, produz filmes para outros cineastas e pesquisa vários tópicos relacionados com a teoria da arte e a relação entre o cinema e outras formas de arte. Nesta área recebeu bolsas de estudo do Museu do Prado, participou em diversos seminários e contribuiu para diversas publicações.
É, também, produtora criativa e executiva em filmes de outros cineastas (‘Dos Islas’, Adriana F. Castellanos; ‘El mar nos mira de lejos’, Manuel Muñoz Rivas; ‘This Film is About Me’, Alexis Delgado Búrdalo).
Formada em Realização Cinematográfica pela Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), alargou os seus estudos com uma bolsa de estudos para a London Film School. Participou em workshops de cinema com Emir Kusturica, Albert Serra e Abbas Kiarostami.
Cofundadora da produtora '59 en Conserva' trabalhou como economista antes de entrar no mundo do cinema.
As suas curtas-metragens foram exibidas em Tampere, Edimburgo,
Slamdance, États Généraux du Film Documentaire, Molodist, Málaga, Zinebi, Punto de Vista, Alcine e Documenta Madrid, entre outros, tendo ganho prémios em França, Portugal, Itália, EUA, Ucrânia e Romanía. Trabalhou também como assistente de realizador, argumentista e jornalista cultural em vários pontos de venda no México.Paralelamente aos seus próprios projetos, produz filmes para outros cineastas e pesquisa vários tópicos relacionados com a teoria da arte e a relação entre o cinema e outras formas de arte. Nesta área recebeu bolsas de estudo do Museu do Prado, participou em diversos seminários e contribuiu para diversas publicações.
É, também, produtora criativa e executiva em filmes de outros cineastas (‘Dos Islas’, Adriana F. Castellanos; ‘El mar nos mira de lejos’, Manuel Muñoz Rivas; ‘This Film is About Me’, Alexis Delgado Búrdalo).
CATARINA BOTELHO
É uma artista visual que participou em várias exposições, residências e prémios em Portugal e no estrangeiro. Também se dedica às áreas de educação pela arte, cinema, e do activismo. Actualmente frequenta o Programa de Estudos Independientes no MACBA: Museu d’Art Contemporania de Barcelona. Notas de Campo é o seu primeiro filme.
É uma artista visual que participou em várias exposições, residências e prémios em Portugal e no estrangeiro. Também se dedica às áreas de educação pela arte, cinema, e do activismo. Actualmente frequenta o Programa de Estudos Independientes no MACBA: Museu d’Art Contemporania de Barcelona. Notas de Campo é o seu primeiro filme.
RENATA SANCHO
Realizadora, trabalha como montadora e anotadora. Desde 2013 que tem ao seu encargo a produtora Cedro Plátano.
Realizadora, trabalha como montadora e anotadora. Desde 2013 que tem ao seu encargo a produtora Cedro Plátano.
RUI PAIVA
Enquanto escritor, Rui Almeida Paiva tem trabalhado para projectos de teatro, dança e cinema.
Alguns dos seus livros publicados são: Ministério da Educação, Douda Correria, 2015. Quem viaja encontra os segredos antigos, mas perde os sapatos novos, Dois Dias Edições, 2014. Em co-autoria com Bruno Humberto, escreveu e encenou as peças de teatro “O Ploc do Pollock” e "O Sequestro". Fundou em 2011, com Sofia Gonçalves, a editora Dois Dias.
Mestrado em Edição de Texto, na FCSH-UNL. 2013. Tese com o título Jean Rouch: o cineasta da máquina de escrever ou o escritor da câmara de filmar.
Enquanto escritor, Rui Almeida Paiva tem trabalhado para projectos de teatro, dança e cinema.
Alguns dos seus livros publicados são: Ministério da Educação, Douda Correria, 2015. Quem viaja encontra os segredos antigos, mas perde os sapatos novos, Dois Dias Edições, 2014. Em co-autoria com Bruno Humberto, escreveu e encenou as peças de teatro “O Ploc do Pollock” e "O Sequestro". Fundou em 2011, com Sofia Gonçalves, a editora Dois Dias.
Mestrado em Edição de Texto, na FCSH-UNL. 2013. Tese com o título Jean Rouch: o cineasta da máquina de escrever ou o escritor da câmara de filmar.
JOANA BOTELHO
Nasceu em Lisboa, em 1990. Estudou cinema e vídeo na Escola Artística António Arroio.
Trabalhou em produção de cinema na produtora Leopardo filmes e como assistente de guarda-roupa em duas longas-metragens, antes de se mudar para Londres em 2015 - onde viveu 5 anos. Em Londres estudou representação na Identity School of Acting e participou em diversos workshops relacionados com a área.
Passou brevemente por Nova Iorque onde fez um trimestre no HB Studio.
Agora, em Lisboa, trabalha como actriz. Participou em filmes e séries como “ A Criança”, “Um Filme em Forma de Assim”, “Cavalos de Corrida”, “Três Mulheres” e “As Meninas Exemplares”. Desenvolve também projectos de escrita e realização. Em 2023 ganhou o prémio FNAC Novos Talentos, na categoria de cinema com a curta-metragem CONEY ISLAND - AS PRIMEIRAS VEZES.
Nasceu em Lisboa, em 1990. Estudou cinema e vídeo na Escola Artística António Arroio.
Trabalhou em produção de cinema na produtora Leopardo filmes e como assistente de guarda-roupa em duas longas-metragens, antes de se mudar para Londres em 2015 - onde viveu 5 anos. Em Londres estudou representação na Identity School of Acting e participou em diversos workshops relacionados com a área.
Passou brevemente por Nova Iorque onde fez um trimestre no HB Studio.
Agora, em Lisboa, trabalha como actriz. Participou em filmes e séries como “ A Criança”, “Um Filme em Forma de Assim”, “Cavalos de Corrida”, “Três Mulheres” e “As Meninas Exemplares”. Desenvolve também projectos de escrita e realização. Em 2023 ganhou o prémio FNAC Novos Talentos, na categoria de cinema com a curta-metragem CONEY ISLAND - AS PRIMEIRAS VEZES.
VERÓNICA CASTRO
É antropóloga visual, investigadora, cineasta e curadora, com formação em literatura, antropologia, media e performance.
Interessada em explorar as fronteiras entre arte, etnografia e documentário.
Os temas de interesse incluem questões indígenas, género, cultura, migração, performance e religião.
É antropóloga visual, investigadora, cineasta e curadora, com formação em literatura, antropologia, media e performance.
Interessada em explorar as fronteiras entre arte, etnografia e documentário.
Os temas de interesse incluem questões indígenas, género, cultura, migração, performance e religião.